Cuba se prepara para uma semana de homenagens a Fidel Castro.
Cuba se prepara neste domingo (27) para uma semana de cerimônias e uma procissão por toda a ilha para se despedir de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana.
Os funerais do Comandante, personagem que moldou a identidade da ilha e se tornou um dos símbolos do século XX, se estenderão até o próximo domingo (4), quando suas cinzas serão enterradas em Santiago de Cuba, berço do movimento revolucionário que o levou ao poder em 1959.
A passagem das cinzas de Havana a Santiago, a 900 km de distância, levará quatro dias e tem tudo para se tornar uma mobilização maciça de milhões de cubanos. "Foi um grande líder. Deveriam decretar 30 dias de luto", disse Andy Lores, açougueiro de um bairro popular de Havana.
Este domingo se anuncia calmo em toda a ilha e não há manifestação oficial prevista.
A primeira cerimônia fúnebre será nesta segunda-feira (28) na emblemática Praça da Revolução de Havana, cujo acesso começou a ser controlado no sábado (26) pela polícia. Pequenos grupos se reuniram no sábado no local e nas ruas de Havana, especialmente nos arredores e nas universidades, inclusive à frente da faculdade frequentada por Fidel na década de 1940...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário