Estados em conflito na Somália assinam cessar-fogo.
Os estados de Galmudug e Puntland, na Somália, assinaram neste sábado (19) um cessar-fogo que põe fim a um longo conflito entre as forças das duas regiões que deixou centenas de mortos e provocou o deslocamento de milhares de pessoas.
O acordo foi anunciado pelo primeiro-ministro da Somália, Abdirashid Sharmarke, e o ministro do Interior, Abdirahman Odowa, que mediaram os diálogos entre os líderes de ambas as partes.
Os dois estados começaram a retirar tropas e armamento da cidade de Galkayo, dividida entre os dois governos e motivo da disputa entre a província de Galmudug e a região semiautônoma de Puntland.
O primeiro-ministro somali pediu aos milhares de deslocados que voltem sem medo aos seus lares.
A missão da ONU na Somália parabenizou o acordo e enviou a Galkayo uma equipe de reconhecimento que trabalhará com representantes dos dois lados para executar o cessar-fogo.
No último dia 7 de novembro, 29 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas em confrontos entre forças dos dois estados.
A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi deposto do poder, deixando o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas e grupos de criminosos armados...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário