A ‘profecia’ de filósofo em 1998 que explica vitória de Trump.
Elitores que vivem longe dos bairros ricos vão concluir que o sistema fracassou e começarão a buscar um homem forte para eleger."
"Todo o ressentimento que os americanos com pouca educação sentem em relação aos formados em universidades, que ditam as regras de como todos devem se comportar, vai encontrar uma válvula de escape. Algo vai se romper."
Pode até parecer, mas as frases acima não foram escritas em 2016, durante a última campanha para as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Elas fazem parte de um texto escrito em 1998, parte do livro Achieving our Country ("Conquistando nosso País", em tradução livre), do americano Richard Rorty.
Filósofo de esquerda, ele morreu em 2007. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", neste livro ele descreve como a desestruturação da coalizão de esquerda dos EUA levou o movimento ao colapso.
Antes e depois da eleição do dia 8 de novembro, trechos do livro circularam nas redes sociais. Para alguns, Rorty escreveu profecias sobre a situação dos Estados Unidos em 2016.
A revista The New Yorker lembra que Rorty também afirma na obra que "a classe trabalhadora não urbana não vai tolerar sua marginalização por muito tempo".
Rorty afirmava ainda em 1998 que os eleitores mais pobres iriam "concluir que o sistema fracassou e vão começar a procurar um homem forte para eleger"
NeopragmatismoRichard Rorty nasceu em 1931, em Nova York, e foi um filósofo influente no fim do século 20 e começo do século 21.
Ele misturou a filosofia e a literatura comparada em uma nova perspectiva chamada de "o novo pragmatismo", ou "neopragmatismo".
Nas redes sociais e em vários meios de comunicação, os comentários são de que Rorty previu a chegada ao poder de um político como Donald Trump nos Estados Unidos...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário