Nicarágua vota neste domingo para eleições presidenciais
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, tenta neste domingo (6) a reeleição sem opositores de peso, com um panorama econômico incerto devido à queda da cooperação venezuelana e à ameaça do Congresso americano de restringir o acesso a créditos internacionais.
Ortega aspira ao quarto mandato, o terceiro sucessivo desde 2007, tendo sua influente esposa, Rosario Murillo, como candidata a vice pela Frente Sandinista (FSLN, esquerda), em um processo sem observadores internacionais e com uma estrutura eleitoral dominada pela situação.
A exclusão da oposição no processo e sua posterior expulsão do Congresso, apoiadas por medidas questionadas tomadas pelos poderes judiciário e eleitoral, geraram preocupação em diversos setores e tornaram mais tensas as relações com os Estados Unidos, que têm pedido a Manágua a realização de eleições justas e transparentes.
"Continuamos pedindo ao governo nicaraguense que respeite a voz de seu povo e dê passos para criar um processo democrático que resulte em eleições livres, justas e transparentes", disse...continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário