sábado, 29 de outubro de 2016

Milhares protestam na Coreia do Sul e pedem renúncia de presidente

Milhares protestam na Coreia do Sul e pedem renúncia de presidente


Milhares de sul-coreanos protestaram em Seul neste sábado (29) exigindo a renúncia da presidente Park Geun-hye, em meio ao aprofundamento da crise sobre alegações de que uma amiga teria exercido influência inadequada sobre ela e interferido nos assuntos de Estado.
O protesto ocorreu num momento em que promotores investigam assessores presidenciais e outros funcionários para determinar se eles quebraram a lei para permitir que a amiga de Park, Choi Soon-sil, exercesse influência indevida e tivesse ganhos financeiros.
Irritados com a situação, sul-coreanos dizem que Park teria traído a confiança pública e feito uma gestão irresponsável do governo, o que justificaria a perda do mandato para liderar o país.
"Ela deve deixar o cargo", afirmou o prefeito da cidade de Seongnam, ao sul de Seul, Lee Jae-myung, um crítico declarado do governo.

"Se Park Geun-hye não for mais presidente, nossa vida será pior e a tensão com a Coreia do Norte será pior?", perguntou ele à multidão, que respondeu que não.
Segundo a polícia, cerca de 8 mil pessoas participaram da manifestação, organizada por grupos cívicos de esquerda. Os organizadores disseram que o número de participantes marchando pela capital teria atingido até 30 mil.
Park está no quarto ano de um mandato de cinco anos. Partidos da oposição exigiram uma ...continue aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário