Empresa israelense quer revolucionar o motor de combustão
Uma empresa israelense criou um motor que poderia reduzir consideravelmente o consumo de combustível e ajudar a revolucionar a indústria automobilística, em um momento em que os fabricantes buscam alternativas ambientalmente corretas.
O motor de combustão interna reinventado terá, porém, que enfrentar a forte concorrência dos carros elétricos, cuja tecnologia está avançando e atraindo cada vez mais investidores, apontam analistas da indústria.
A Aquarius Engines garante que seu motor custará apenas 100 dólares e que permitirá percorrer 1.600 km com um só tanque cheio, um distância duas vezes maior do que a dos motores atuais.
A eficiência energética dos motores é essencial no âmbito dos esforços globais para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), uma das principais causas das mudanças climáticas.
A tecnologia do motor da Aquarius, composto por menos de 20 peças, substitui os vários pistões do motor de combustão, que se movem para cima e para baixo, por um só pistão que se desloca de um lado ao outro.
Os testes realizados pela companhia de engenharia alemã FEV demonstraram que o motor da Aquarius tinha uma eficácia duas vezes maior do que os motores tradicionais.
"É provavelmente a maior eficiência que você vai encontrar", disse à AFP o cofundador da Aquarius Gal Fridman, em um escritório da empresa, perto de Tel Aviv, a capital econômica israelense.
"Este motor tem as emissões mais baixas (de CO2) e a melhor relação peso-potência" do mercado, acrescentou.
A fabricante francesa Peugeot já está em contato com a Aquarius, "assim como com muitas outras start-ups, sem compromisso nem um projeto específico", de acordo com um porta-voz da empresa.
Este motor poderia ajudar a Peugeot e outras empresas a competirem com a popularidade crescente dos carros elétricos, disse John German, membro sênior do Conselho Internacional para o Transporte Limpo (ICCT).
German afirma que o motor poderia funcionar bem como parte de um carro híbrido (combustível e eletricidade). Para os fabricantes, talvez fosse vantajoso "colocar um extensor de alcance menor e mais barato" junto com uma bateria e um motor.
O especialista ressalta, porém, que o novo motor requereria mudanças nas linhas de produção que poderiam deixar hesitantes as fabricantes de automóveis, um setor pouco proclive ao risco.
Híbridos contra elétricos
Segundo a Aquarius, esta tecnologia também pode ser aplicada a geradores elétricos e outros produtos. A companhia está na sua terceira fase de financiamento do projeto, com o objetivo de arrecadar entre 40 e 50 milhões de dólares.
Mas um dos seus maiores desafios será concorrer com a popularidade dos carros elétricos, diz Ana Nicholls, especialista da Economist Intelligence Unit, que afirma que as evidências mostram que "as pessoas estão começando a deixar de lado os carros híbridos e tender para os veículos totalmente elétricos".
A fabricante americana Tesla prevê vender cerca de 50.000 veículos elétricos no segundo semestre de 2016.
Segundo Nicholls, as gigantes automotivas, que atualmente têm orçamentos de pesquisa e desenvolvimento reduzidos, podem ser cautelosas em relação a investir no motor da Aquarius.
"Acho que a sensação na indústria no momento é de que, se eles têm de colocar seus recursos em alguma coisa, então provavelmente os motores totalmente ..continue aqui.
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