O que acontecerá com os migrantes após o fim do campo de refugiados de Calais?
O que acontecerá com os migrantes após o fim do campo de refugiados de Calais?
Uma simples faixa de areia. É nisso que as autoridades da França esperam transformar o terreno do campo de refugiados de Calais.Mas o fechamento da chamada "Jungle" ("selva", em inglês), iniciado numa operação que já removeu cerca de 2 mil pessoas nesta segunda-feira, não soluciona a crise dos migrantes nem significa que a história não se repetirá.
A "Jungle" de Calais não é a primeira crise local. Antes, a preocupação tinha outro nome: Sangatte.
De 1999 a 2002, poucos quilômetros ao sul da área que se viria a se tornar a "Jungle", uma antiga garagem do Eurotúnel - o túnel submarino que liga a França ao Reino Unido pelo Canal da Mancha - foi transformada em um centro da Cruz Vermelha para cuidar de migrantes.
Sangatte foi concebido para abrigar algumas centenas de pessoas, mas se tornou o refúgio de mais de 1,5 mil afegãos, curdos iraquianos e migrantes do Kosovo. Toda semana, muitos entravam ilegalmente no Reino Unido com a ajuda de traficantes de pessoas.
Os governos francês e britânico chegaram à conclusão que Sangatte se tornara uma espécie de "ímã", atraindo cada vez mais migrantes. E que também era lá que eles faziam contatos para a travessia clandestina do Canal da Mancha.
Quando o local foi fechado, em dezembro de 2002, o Reino Unido recebeu ...continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário