Menina que tuíta de Aleppo diz que pai foi ferido em ofensiva e relata medo de morrer.
Bana Alabed, a menina síria de sete anos que ficou famosa por postar notícias de sua rotina no meio da guerra de Aleppo no Twitter, contou que seu pai foi ferido na ofensiva lançada pelo governo do país para retomar os bairros rebeldes da cidade. "Meu pai foi ferido agora. Estou chorando", diz o post, de segunda-feira (12).
Sua mãe, Fatemah, que escreve as mensagens em seu nome, também relatou seu medo de morrer, em uma série de posts que começam com as palavras "mensagem final". "Estou muito triste de que ninguém no mundo esteja nos ajudando, ninguém esteja evacuando eu e minha filha. Adeus", escreveu. E em seguida: "As pessoas estão morrendo desde a noite passada. Estou muito surpresa de estar tuitando agora e ainda viva".
O regime de Damasco retomou a cidade das mãos dos rebeldes nesta terça-feira, segundo informações do embaixador russo na ONU. O governo já controlava Aleppo ocidental e reconquistou o leste da cidade em uma ofensiva por terra que começou em 27 de novembro, com o apoio de ataques aéreos contínuos.
A ONU denunciou relatos de execuções sumárias na cidade nas últimas 48 horas. Segundo esses relatos, as tropas pró-governo mataram ao menos 82 civis, entre eles 11 mulheres e 13 crianças. "Aleppo está sofrendo seus dias mais obscuros. Temos relatórios críveis de assassinatos brutais de famílias, execuções sumárias, incluindo crianças e mulheres, casas incendiadas com pessoas dentro, ataques contra hospitais. E a lista segue", afirmou aos jornalistas o embaixador francês na ONU, François Delattre mas a...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário