Governo sírio retoma controle de toda a área rebelde de Aleppo e combates na cidade terminam, diz Rússia.
rno da Síria retomou o controle sobre toda a área rebelde de Aleppo e os combates na cidade terminaram após anos de sangrentas batalhas, afirmou o governo russo nesta terça-feira (13).
"De acordo com a última informação que recebemos nessa última hora, as ações militares no leste de Aleppo terminaram", disse a jornalistas o embaixador russo na ONU Vitaly Churkin, segundo a agência russa Sputnik. "O governo sírio restabeleceu controle do leste de Aleppo, e agora vem o estágio das ações humanitárias", completou.
O governo entrou por terra no enclave rebelde de Aleppo, no leste da cidade, em 27 de novembro. Com o apoio de ataques aéreos contínuos, minou as forças oposicionistas. Nesta terça-feira (13), os rebeldes concordaram em se retirar da cidade, em um acordo selado com a ajuda da Rússia e da Turquia. A Rússia apoia o regime do presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia dá apoio aos insurgentes. A saída deles deve acontecer nas próximas horas, segundo Churkin.
Aleppo, que já foi a capital econômica da Síria, virou o símbolo da guerra que devasta o país desde março de 2011 e que já provocou mais de 300 mil mortes. As forças do governo ocupam a zona oeste da cidade e desde julho deste ano formam um cerco contra os rebeldes, que controlam bairros do leste...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário