sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O maior enigma estelar que existe

O maior enigma estelar que existe

KIC 8462852 é um nome muito complicado, então todo mundo se refere a essa estrela como Tabby, em homenagem à astrônoma Tabetha Boyajian, uma das responsáveis pela detecção da anomalia. Essa estrela está localizada a cerca de 1.500 anos luz da Terra e, em 2015, saltou para as primeiras páginas de todos os meios de comunicação por suas flutuações e mudanças de brilho, detectadas pelo telescópio Kepler.

O artigo de Tabetha, intitulado Where’s the flux?”, traz um dos enigmas estelares mais fascinantes de todos os tempos. O que está acontecendo com a estrela e por que seu brilho muda tão de repente?
Em primeiro lugar, a mudança da luminosidade nas estrelas é a principal ferramenta de detecção de exoplanetas orbitando em torno deles. O método é conhecido como método de trânsito, e resumindo de uma maneira simples, a ideia é detectar objetos que alteram a luz de uma estrela simplesmente por passar na frente dela. Esses pequenos “eclipses” são traduzidos em variações de luz que indicam que há um corpo cruzando a órbita de uma determinada estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário