Alemanha legaliza cannabis para uso terapêutico em doenças graves.
Os deputados alemães legalizaram nesta quinta-feira (19) por unanimidade o uso de cannabis com fins terapêuticos em casos de pacientes afetados por doenças graves e/ou em ausência de uma terapia alternativa eficaz.
Com esta lei votada pelo Bundestag, a câmara baixa do Parlamento, os médicos poderão receitar cannabis aos seus pacientes que sofram de "patologias graves" - câncer, epilepsia, esclerose múltipla - e não possam se beneficiar de "terapias alternativas", segundo o texto.
Assim, a Alemanha segue os passos de outros países europeus que legalizaram produtos à base de cannabis: Áustria, Reino Unido, República Checa, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha, Croácia e Macedônia.
Os pacientes alemães poderão obter nas farmácias, com receita médica, extrato de cannabis ou flores secas. Alguns serão autorizados também a encomendar no exterior derivados sintéticos de cannabis, como o dronabinol.
A medida, que entrará em vigor em março, permitirá uma "melhora" do tratamento de pacientes em cuidados paliativos, considerou o ministro da Saúde, o conservador Hermann Gröhe (CSU). A lei foi aclamada nesta quinta-feira pelos partidos de todo o espectro político.
"Hoje é um grande dia", disse o deputado Rainer Hayek, do conservador CDU, partido da chanceler Angela Merkel, ressaltando que este texto "não permitirá 'fumar baseados' sob receita" e também que não significa uma legalização do uso recreativo de cannabis.
A lei também não autoriza os pacientes a cultivarem seu próprio cannabis, visto que esta prática é contrária à legislação sobre estupefacientes vigente na Alemanha, onde a posse de maconha é proibida, embora tolerada em pequenas doses.
Será criada uma agência pública para o cultivo de cannabis para uso medicinal. Até lá, a Alemanha...Continue aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário