Trump anuncia general H.R. McMaster como conselheiro de Segurança Nacional.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda (20) que o general Herbert Raymond "H. R." McMaster, de 62 anos, será o novo conselheiro de Segurança Nacional, ocupando a vaga de Michael Flynn, que renunciou ao cargo no dia 14 de fevereiro.
Trump disse a jornalistas em sua residência de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, que McMaster é um especialista em contra-insurgência, um "homem de tremendo talento e tremenda experiência", de acordo com a France Presse.
Segundo a agência Reuters, Keith Kellog, que também era cotado para a posição e ocupava interinamente o cargo desde a renúncia de Flynn, será chefe de gabinete.
Ainda de acordo com a Reuters, McMaster é um tático militar altamente reconhecido e pensador estratégico, mas sua nomeação surpreendeu alguns observadores, que ponderam como ele, que é conhecido por questionar a autoridade, lidaria com uma Casa Branca que não recebe bem as críticas.
Trump passou o fim de semana considerando suas opções para substituir Flynn. Sua primeira escolha, o vice-almirante reformado Robert Harward, recusou o cargo na semana passada.
O conselheiro de segurança nacional é um assessor independente do presidente e não requer confirmação pelo Senado dos Estados Unidos. O papel dele tem variado de governo para governo, mas o conselheiro participa de reuniões do Conselho de Segurança Nacional, juntamente com os chefes do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa e das principais agências de segurança.
Renúncia
Michael Flynn teria discutido as sanções americanas contra Moscou com o embaixador russo nos Estados Unidos antes de Trump assumir a Presidência. Ele também teria mentido às autoridades sobre a conversa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário